Febre Amarela: Fechamento Cemucam 

Desde o dia 28 de dezembro, o Parque Cemucam está fechado sem previsão de reabertura.

Parques das zonas sul e oeste da capital também foram interditados por medida de precaução, em decisão tomada após a morte de 10 primatas no município de Itapecerica da Serra causada pelo vírus da Febre Amarela, transmitido por mosquitos.

A Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária de Cotia, contudo, reiterou a informação de que o município não possui nenhum registro de caso da doença. Todos os macacos encontrados e resgatados para análise foram em grande parte vítimas de maus tratos. E os outros completaram o ciclo natural de vida.

Com relação ao Cemucam, o secretário do Meio Ambiente de Cotia Ricardo Secomandi esclarece: “O fechamento do parque foi uma medida preventiva tomada pelo Prefeitura de São Paulo, pois as matas e florestas que formam o cinturão verde não possuem uma limitação física. Logo, os mosquitos Haemagogus e o Sabethes - que são os vetores da doenças em áreas silvestres - , podem circular pelas áreas vizinhas. Por isso os macacos são as primeiras vítimas”. E ressalta: “Os primatas não transmitem a doença, ele são na verdade um alerta para possíveis focos da doença. E em Cotia, como já foi dito, não temos nenhum caso registrado”.

Para aqueles que utilizavam a área do Cemucam para treinos ou prática esportiva e que por ventura encontre na Reserva Ambiental do Morro Grande uma alternativa, seguem abaixo alguns cuidados:

1. Se não tomou a vacina de Febre Amarela, procure um posto de saúde próximo da sua casa;
2. Use repelente;
3. Opte por roupas de mangas compridas;
4. Em casa: se puder instale telas e mosquiteiros.

A cidade de Cotia já vem trabalhando em ações de prevenção intensificadas com a campanha de vacinação da Febre Amarela em todos os postos de saúde, que continuam aplicando a vacina. 


Outra ação importante foi a operação realizada no começo de dezembro na Reserva Ambiental do Morro Grande com a participação da Guarda Civil Municipal e a Polícia Ambiental do Estado. Um grupo com cerca de 40 homens percorreu a área e não encontraram nenhum primata morto.

Ricardo Secomandi é Major da Polícia Militar, comandou a PM na região, atuou como Secretário de Segurança e atualmente é Secretario de Meio Ambiente e Agropecuária de Cotia.

Fonte: Facebook DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E AGROPECUÁRIA DE COTIA 



05/01/2018


Procure também por:

> Febre Amarela: Fechamento Cemucam e Vacinas

<< voltar

  • Comentários (0)
  • Comente aqui
  • Indicar para amigo(a)
  • Imprimir
Nenhum comentário.

Preencha os campos abaixo:

Nome:
E-mail:  Exibir e-mail
Título:
Comentário: 
Seu comentário sobre essa matéria, será avaliado
e publicado no prazo máximo de 48 horas.
NKE   

Indique esta notícia a um(a) Amigo(a):

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome Amigo(a):
E-mail Amigo(a): 

newsletteranuncie

Receba nosso informativo semanal